A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS
Obs: No final do estudo estão os textos Bíblicos relevantes e um estudo no calendário judaico.
Mais detalhes em http://www.abibliamostra.com/histogeobiblica/natal.htm
Muito embora, durante muito tempo, as afirmações da Igreja Romana tenham sido colocadas de tal forma que ninguém as poderia questionar, o fato é que sempre houve quem as questionasse, em locais e/ou períodos onde a censura da Igreja era menor.
Uma das afirmações mais questionadas sempre foi a data escolhida para comemorar o nascimento de Jesus, fato é que até os dias de hoje Igrejas das linhas ortodoxas e orientais comemoram o nascimento de Jesus em outra data.
A escolha do dia 25 de Dezembro tem tido muitas explicações, algumas baseadas em costumes e datas comemorativas dos romanos, e outras dos mais variados tipos.
Para os que se propõe a ser estudiosos da Bíblia a dúvida quanto essa data é um fato constrangedor, pois a Bíblia dá elementos suficientes para que possamos saber a data próxima do nascimento de Jesus, que como veremos nunca poderia ter sido no final de dezembro, e se partimos do principio de que o que ocorre no velho concerto é uma figura do que iria acontecer no novo concerto, podemos chegar a datas muito exatas as quais nos podem deixar muito surpresos.
Devemos levar em conta que:
1 -Seguramente determinar a data do nascimento de Jesus é irrelevante, pois se a Bíblia não informa é porque não haveria necessidade disso.
2 - Podemos até comemorar o nascimento de Jesus em qualquer dia, mas sempre lembrando que tal dia nunca foi um dia santificado por Deus.
3 - Outro fato interessante é que a Bíblia sempre refere a época em que alguém foi concebido, e nunca a data do nascimento.
PONTO DE PARTIDA PARA O ESTUDO
1 - A ESCALA SACERDOTAL
2 - O SACERDOTE ZACARIAS (ORDEM DE ABIAS)
3 - A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA.
LEIAMOS INICIALMENTE OS TEXTOS:
Lucas 1:5 ; 1:8; 1:23; 1:24;
I Crônicas 24:1-4 .
I crônicas 9:25 .
II Crônicas 23:8
II Crônicas: 24: 7-19
A Palavra de Deus nos informa claramente em que ocasião Zacarias (da ordem de ABIAS) estava no Templo e nos informa que João Batista foi concebido logo em seguida.
A Bíblia nos ensina que havia uma escala para os sacerdotes, e como essa escala deveria ser cumprida. Encontramos essa escala e seu funcionamento nos livros das Crônicas.
Note-se que havia também serviços fora da escala os quais ocorriam nas grandes festas (Deuteronômio 16:16).
Durante as grandes festas todos os oficiais do templo estavam em serviço em razão do grande afluxo de gente.
Eram elas :
1- A Páscoa – 3a semana do ano;
2- Pentecostes 9a semana do ano.
3- Cabanas no mês de Tishri (15 do mês).
DENTRO DO CALENDÁRIO JUDEU TEMOS QUE:
O Calendário religioso Judeu começa na primavera no mês de Nissan, e a 1a escala pertencia à família de Jehoarib, a qual deveria servir por sete dias.
A segunda semana estaria sob a responsabilidade da família de Jedaiah.
A terceira semana é a festa dos pães asmos, e todos os oficiais estariam presentes ao serviço.
A quarta semana seria da 3a familia, Harim
A quinta semana seria da 4a família, Seorim
A sexta semana seria da 5a família, Malchijah
A sétima semana seria da 6a família , Mijamim
A oitava semana seria da 7a família, Hakkos
A NONA SEMANA É A FESTA DO PENTECOSTES.
A décima semana era da 8a família, ABIAS ( ABIAH),
Na época do nascimento de Jesus o sacerdote dessa ordem era Zacarias.
Dessa forma os escalados se sucediam obedecendo à norma estabelecida, em um ano cada família era responsável por duas escalas.
Este estudo assumirá que a escala de Zacarias se deu na 10a semana (1a escala da ordem de Abias).
Se fizermos este mesmo estudo partindo da segunda escala, veremos que da mesma forma o nascimento de Jesus não seria em dezembro e deveria ter ocorrido em Março.
Seguramente é possível opor questionamentos a detalhes deste estudo, porém com base bíblica nenhum estudo levara a dezembro como quer a Igreja Romana.
A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA
Nosso estudo usara os anos –6; -5; e –4 para análise, por serem historicamente os mais viáveis, mas qualquer que seja o ano usado nesse entorno mostrara que o nascimento de Jesus não poderia ter sido em 25 de Dezembro.
A escolha desse ano parte do fato conhecido historicamente de que Herodes morreu no ano –4 ac e que a Bíblia claramente informa os fatos que ocorreram enquanto Herodes estava vivo.
No ano -6, (3755) o período de trabalho de Zacarias no templo (1a escala da ordem de Abiah) começaria no décimo sábado do ano ou seja o primeiro sábado do terceiro mês, SIVAN (Maio-Junho) e iria até a sexta feira seguinte (inclusive).
Tendo completado o seu serviço ao terminar o sexto dia Zacarias passou o serviço para o sacerdote da ordem seguinte que iniciaria a partir do 2o sábado de sivan.
A Bíblia diz que Zacarias voltou para sua casa e então sua mulher concebeu o filho que viria a se chamar João (Batista). (Lucas 1:24).
Logo concluímos que João deve ter sido concebido logo após o segundo sábado do mês de Sivan.
ESSE É O PONTO DE PARTIDA PARA NOSSO ESTUDO.
A CONCEPÇÃO DE JESUS
O Texto de Lucas nos informa que Maria concebeu no sexto mês da gravidez de Isabel. Lucas 1: 26-27.
Não podemos esquecer que:
1 - O calendário judaico é lunar,
2 - O período de gestação humana é de 280 dias,
Na posse de um calendário judaico (no final do estudo temos um com esse período) é fácil contar 177 dias (seis meses lunares de 29,5 dias) a partir da concepção de João Batista (no mês de Sivan) para chegarmos a concepção de Jesus no final do mês de Kislev (nov./dez).
É interessante notar que Jesus teria sido concebido no Inverno, na festa das luzes. JESUS A LUZ DO MUNDO, foi concebido na festa das luzes, seria mera coincidência?
O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
Contando-se 280 dias a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce no mês de Nissan durante os festejos da páscoa.
É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias.
Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa.
Malaquias 4:5 “Eu mandarei o profeta Elias antes da vinda do grande dia do Senhor.”
Veja-se Mateus 17:10 –13.
O NASCIMENTO DE JESUS
Jesus foi concebido seis meses depois de João Batista.
A data do nascimento de João Batista pode ser bem estabelecida em torno de 15 de Nissan
Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João chegamos ao Nascimento de Jesus no mês de Tishri (set-out) ou ainda contando-se 280 dias a partir da concepção de Jesus chegaremos na mesma data.
E o que é que temos de especial nesse período do mês de Tishri?
Temos ai A FESTA DAS CABANAS E O DIA DO PERDÃO (Purificação do Santuário).
Tudo leva a crer que JESUS, que veio trazer o perdão dos Pecados tenha nascido então no DIA DO PERDÃO!
ARGUMENTO ACESSÓRIO – OS PASTORES
A Bíblia nos informa que os pastores estavam no campo, Lucas 2:8.
Sabemos que o mês de dezembro e mais particularmente o dia 25 de dezembro é o solstício de inverno naquela região , ou seja é a noite mais longa do ano, e a mais fria.
Logo em 25 de dezembro nunca haveria pastores no campo, e nunca poderia ser o nascimento de Jesus.
Anexo vai o calendário Judaico de dois anos anteriores a morte de Herodes em –4 ac.
Uma analise das datas nos permitira ficar mais convictos das conclusões deste estudo.
CONCLUSÕES FINAIS
Seguramente Jesus não Nasceu no dia 25 de Dezembro.
O mês mais provável é o mês de Tishri e o dia poderia ser o dia 10 de Tishri
No nosso calendário a época seria no mês de Setembro/outubro, ou ainda antes se ocorresse um Ano de treze meses (Adar 2).
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ESTUDO NO CALENDARIO JUDAICO
Anos –6, -5, -4
IMPORTANTE :- você pode consultar o calendário perpetuo judaico no endereço :-
http://www.uwm.edu/cgi-bin/corre/calendar
ANO -6
NISSAN MARÇO/ABRIL
IYAR ABRIL/MAIO
ANO NOVO O DIA DO PERDÃO, A FESTA DAS CABANAS E O
NASCIMENTO DE JESUS.
TENDO SIDO ESTE O ANO COMO O ESTUDO NOS LEVA A CONCLUIR,
QUE JESUS TERIA NASCIDO POUCO ANTES OU EM TORNO DO
DIA DO PERDÃO - 10 DE TISHRI.
Alguns textos Bíblicos são fundamentais
para que possamos entender os fatos:
Lucas 1:5 “Existiu no tempo de Herodes Rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias,
da ordem de ABIAS”...
Lucas 1:8 “e aconteceu que exercendo ele o sacerdócio diante de Deus na ordem de sua escala...”
Lucas 1:23 “E aconteceu que terminados os dias do seu ministério voltou para casa”
Lucas 1:24 “E depois daqueles dias, Isabel sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou,”
Lucas 1: 26-27 “E no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia,
chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi;
e o nome da Virgem era Maria. ”
João 10:22 “ Celebrava-se a festa da dedicação e era inverno “
I Crônicas 28:13 “também para as turmas dos sacerdotes e dos levitas, para toda a obra
do serviço da casa do Senhor e para todos os vasos do serviço da casa do Senhor,”
I Crônicas 24: 1-19
1 As turmas dos filhos de Arão foram estas: os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
2 Mas Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai, e não tiveram filhos; por isso Eleazar e
Itamar exerciam o sacerdócio.
3 E Davi, juntamente com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque,
dos filhos de Itamar, os distribuiu segundo os deveres do seu serviço.
4 E acharam-se mais chefes dentre os filhos de Eleazar do que dentre os filhos de Itamar;
e assim foram distribuídos: dos filhos de Eleazar, chefes das casas paternas, dezesseis;
e dos filhos de Itamar, segundo as suas casas paternas, oito.
5 Assim foram distribuídos por sortes, tanto uns como os outros; porque havia príncipes
do santuário e príncipes de Deus, tanto dentre os filhos de Eleazar, como dentre os filhos de Itamar.
6 E os registrou Semaías, filho de Netanel, o escrivão dentre os levitas, diante do rei,
dos príncipes, de Zadoque, o sacerdote, de Aimeleque, filho de Abiatar, e
dos chefes das casas paternas entre os sacerdotes e entre os levitas, tomando-se
uma casa paterna para Eleazar, e outra para Itamar.
7 Assim a primeira sorte saiu a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías,
8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,
9 a quinta a Malquias, a sexta a Miamim,
10 a sétima a Hacoz, a oitava a Abias,
11 a nona a Jesuá, a décima a Secanias,
12 a undécima a Eliasibe, a duodécima a Jaquim,
13 a décima terceira a Hupá, a décima quarta a Jesebeabe,
14 a décima quinta a Bilga, a décima sexta a Imer,
15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Hapizes,
16 a décima nona a Petaías, a vigésima a Jeezquel,
17 a vigésima primeira a Jaquim, a vigésima segunda a Gamul,
18 a vigésima terceira a Delaías, a vigésima quarta a Maazias.
19 Esta foi a distribuição deles no seu serviço, para entrarem na casa do Senhor,
segundo lhes fora ordenado por Arão, seu pai, como o Senhor Deus de Israel lhe tinha mandado.
II Crônicas 23:6-8 “ Não entre, porém, ninguém na casa da Senhor, senão os sacerdotes e
os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo guardará a
ordenança do Senhor.
7 E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão;
e qualquer que entrar na casa seja morto; mas acompanhai vós o rei, quando entrar e quando sair.
8 Fizeram, pois, os levitas e todo o Judá conforme tudo o que ordenara e sacerdote Jeoiada; e tomou cada um os seus homens, tanto os que haviam de entrar no sábado como os que haviam de sair, pois o sacerdote Jeoiada não despediu as turmas.”
I Crônicas 9:25 “25 Seus irmãos, que moravam nas suas aldeias,
deviam de tempo em tempo vir por sete dias para servirem com eles.”
Deuteronomio 16:16 “ Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante
o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa
das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor;”
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