domingo, 16 de junho de 2013

PROFETAS E VIDENTES






PROFETAS E VIDENTES
26/06/2006
Uma das maiores confusões que ocorre com a leitura superficial da Bíblia é a do significado dos conceitos de profetas e videntes 

O narrador do livro de Samuel, nos informa que no passado remoto, no tempo de Samuel era comum chamar-se de videntes o que na época do narrador era chamado de Profetas.

Note-se que até o final do período dos reis as duas palavras eram usadas para significar coisas diferentes.

Havia sim profetas que eventualmente agiam como videntes, porém a leitura bíblica nos mostra que os videntes (não profetas) eram normalmente tidos em má conta.

Não é o objetivo desta coluna trazer uma enxurrada de textos bíblicos para mostrar isso, pois, se o leitor está lendo este texto de internet seguramente tem um computador, no qual ele poderá verificar as palavras vidente e profeta, a título de estímulo posso adiantar que na Bíblia aparece a palavra vidente 27 vezes e a palavra profeta 291 vezes; significativo não?

Era até comum que um profeta eventualmente se comportasse como vidente, mas o oposto eu desconheço.

Onde pois está a diferença?

O Vidente falava aos Reis e como tal colocava interesses pessoais seus e dos reis naquilo que falava.

O profeta falava prioritariamente ao povo, exortava o povo a voltar-se a Deus, atendia e aconselhava ao povo - Resumindo o profeta trazia a palavra de Deus ao povo.

Eventualmente o Profeta se dirigia ao Rei, normalmente em público, para exortar o Rei, advertir o rei pelo sofrimento que estava impondo ao povo e avisando o rei que se ele não mudasse o Pai eterno tomaria medidas enérgicas.

Evidentemente existem exceções  mas e isso que a Bíblia mostra.
Se esse comentário lhe sugeriu um estudo faça-o, aprender nunca é demais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário