domingo, 16 de junho de 2013

PROFETAS VIDENTES E ADVINHOS






PROFETAS, VIDENTES E ADIVINHOS


Muitos termos mudam de significado conforme passa o tempo.

Palavras que no passado  eram termos pejorativos e até obscenos passaram a ser aceitáveis, palavras há que passaram a ter significados opostos aos que tinham  quando usadas num passado nem sempre muito remoto.

Quando lemos a Bíblia devemos levar em conta esses fatos, pois muitas traduções foram feitas a dezenas de anos passados e continuam sem revisões sérias, seja por desinteresse ou mesmo por má fé...(tradutore, traditore).

As três palavras que dão título ao comentário de hoje aparecem na Bíblia, e a própria Bíblia nos alerta a respeito da evolução das mesmas. Em  I Samuel 9:9 existe o alerta de que no tempo dos Reis e  dos profetas as palavras profeta e vidente tinham significados diferentes.

Em Miqueias 3, temos o trio, profetas, videntes e adivinhadores.

Para o idioma português normalmente não há confusão com essas três palavras.

Profeta é aquele que leva a palavra de Deus ao povo.(Amos 3:7 e outros), o profeta é completo,  ele pode ter visões e até adivinhar.

O vidente (não profeta) é uma categoria inferior,  ele tem visões ou sonhos, mas normalmente não são mensagens ao povo, são sim mensagens aos reis e mandatários.

Os adivinhos são a categoria inferior nesse assunto, frequentemente a Bíblia tem palavras de repreensão  aos videntes e principalmente aos adivinhos.

A confusão entre os conceitos de profeta, vidente e adivinho cristalizam-se depois do cativeiro na Babilônia.

Nos tempos de Jesus um soldado bate na cabeça de Jesus e determina - profetiza, quem foi que te bateu, nesse caso era claro que o soldado não queria uma profecia mas sim uma adivinhação 

É sempre bom distinguir um profeta de um vidente e principalmente de um adivinho,
Um exercício interessante é procurar na Bíblia pessoas que não eram do povo de Deus e que foram videntes, e alguns deles usados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário